A -V- ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DA FENABCI OCORREU NO RIO GRANDE DO SUL

Nos dias 16 e 17 de setembro, ocorreu na sede do SINDBOMBEIROS/RS o quinto encontro dos Diretores da FENABCI - FEDERAÇÃO NACIONAL DOS BOMBEIROS CIVIS DO BRASIL.

O anfitrião do evento Sr. Vilmar - Presidente do Sindicato dos Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul, saudou os demais Diretores da Federação, com uma calorosa recepção, acompanhado dos seus Diretores e trabalhadores, na sede do Sindicato na cidade de Viamão, na grande Porto Alegre.

Na pauta da Assembleia foi analisado pedidos de filiação a FEDERAÇÃO por parte do Sindicato dos Trabalhadores do Estado do Amazonas e o Sindicato dos Trabalhadores do Estado do Ceará.

Também foram apreciados os pontos positivos da CONVENÇÃO NACIONAL que está aguardando sua homologação no sistema Mediador do Ministério do Trabalho.

- O piso a nível nacional onde não existe Convenção Estadual , passou dos R$ 980,00 para R$ 1.496,00 mais as garantias da CLT  e  da Lei 11.901/09.

- Ficou Assegurado na CCT Nacional a todos os Bombeiros Civis com contrapartida do trabalhador, o Plano Odontológico, Seguro de vida, Assistência no nascimento de filho com abono de R$ 600,00, assistência em caso de falecimento do Bombeiro Civil, como pagamento das despesas funerárias, Auxílio a família com alimentação por seis meses e curso técnico profissionalizante aos filhos em idade de 14 a 17 anos.

- Jornada semanal de 36 horas e diária de 12x36.

- Todas as horas extras deverão ser pagas com adicional de 100%, tanto as laboradas em dias normais, como nos domingos e feriados.

Ainda foi apreciado as questões relativas a decisão do STF que SACRAMENTOU a jornada dos Bombeiros Civis como sendo de 12x36 com limite semanal de 36 horas.

Também foi apreciado a proposta de se criar uma NR de Bombeiro Civil junto ao MTE, tendo o Sindicato do Amazonas apresentado  uma minuta desta NR, que deverá ser analisado pelos demais sindicatos e num prazo de 30 dias, todos deverão apresentar suas consideração ao texto original, para enfim enviar a proposta ao Ministério do Trabalho.

Na avaliação do Presidente da FEDERAÇÃO NACIONAL DOS BOMBEIROS CIVIS – FENABCI, Sr. Derivaldo Alves - "O encontro permite ao Diretores da Federação, apresentar propostas e acompanhar todos os trabalhos desenvolvidos pela mais nova instituição de trabalhadores, que em tempo recorde conseguiu seu registro sindical junto ao Ministério do Trabalho e já tem uma convenção nacional. Nunca na história das organizações sindicais ocorreu um feito deste, em menos de 24 meses uma categoria de trabalhadores conseguiu ter sua Federação Nacional e ainda uma convenção coletiva nacional. Isto é fruto de muita união, trabalho e determinação, prezando pelos direitos dos trabalhadores. Graças ao apoio de cada sindicato de Bombeiro Civil constituído, que a nossa Federação está crescendo e dando resultados. Aproveito inclusive para agradecer a confiança em nosso trabalho aos Bombeiros Civis do Amazonas e do Ceará que hoje estão se unindo a nossa Federação, sejam bem vindos e esperamos muito de suas contribuições em nossos trabalhos".

Fonte: Sindibombeirosrs

Sindibombeirossc